Home

Imagine você vivendo em um lugar verde, tranquilo, cheio de ar puro, água limpa, beira mar e ainda por cima repleto de  montanhas e florestas verdíssimas. Agora imagine que este lugar também é uma cidade onde você pode ir e vir sem ser incomodado por ninguém.

Pensou direitinho? Pois é, este lugar não é nem um pouquinho fruto da sua imaginação. Ele existe de verdade: Vancouver.

Vancouver sempre esteve entre as primeiras colocadas na lista das cidades com maiores índices em qualidade de vida do planeta. Segundo a pesquisa da consultoria Mercer, Vancouver é a sexta melhor cidade no mundo para se viver  (http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/as-10-cidades-com-melhor-qualidade-de-vida-em-2011)

Morando na cidade já há 4 anos, eu confirmo que ela vai continuar aparecendo nos primeiros rankings por muito tempo!  Vou citar aqui o que Vancouver tem de melhor do que outros milhares de lugares por aí:

A qualidade do ar:  o ar é de Vancouver é agradável. Isto por conta da verdura das árvores, jardins e florestas que literalmente se misturam à cidade. Além do mais, muitos vancouverenses optam pela bicicleta ao invés de carros. Motos quase não são vistas. Elas aparecem um pouco durante o verão.

Vida ativa e espiritualidade: os vacouverenses são extra-ativos. Os esportes mais comuns por aqui são o  jogging, o ciclismo, o ski e  remadas em caiaques ou canoas. Yoga e meditação fazem um tremendo sucesso também. Em cada esquina, vê-se uma escola de yoga ou um curso de meditação. O resultado é um povo zen e respeitador.

Praticantes de yoga na praia de Kitsilano. Fonte: http://www.google.ca/imgres?q=yoga+in+kitsilano

Praticantes de yoga na praia de Kitsilano.                               Fonte: http://www.google.ca/imgres?q=yoga+in+kitsilano

Educação: As crianças de Vancouver têm acesso à escola pública de qualidade. A escola onde trabalho, por exemplo, oferece transporte gratuito, computadores e logo logo serão  introduzidos IPADS para crianças do maternal e primeira série. Um luxo!

Foto escola: Escola Jules Vernes. Equipada com laboratórios, cozinha industrial, teatro,  academia de ginástica, e ginásio. A escola tem TV plasma, quadro interativo e projetor em cada sala de aula. Pública e chiquérrima!!!

Escola Jules Vernes: Conta com laboratórios, sala moderna para artes, teatro, cozinha industrial, estacionamento para carros e bicicletas, academia de ginástica e ginásio. Tudo isto é público!     Fonte: http://www.csf.bc.ca                                                                          

Segurança: o índice de criminalidade em Vancouver é baixíssimo. Dá para sair para qualquer lugar e a qualquer hora sem nenhuma dor de cabeça. O povo daqui em geral é super calmo e não tolera agressividade.

Vancouver é assim: uma cidade grande com cara de cidade do interior. Em alguns bairros, como Kitsilano, a tranquilidade é tão grande que até parece que estamos no campo. Eu particularmente adoro caminhar pelas ruas de Kitsilano pela manhãzinha ou no final da tarde ouvindo o cantar dos pássaros e sentindo o cheiro das flores que decoram os muitos jardins do bairro.

Kitsilano: tão calmo que dá  até para meditar no meio da rua!

Kitsilano: tão calmo que dá até para meditar no meio da rua!    Fonte: http://www.kitsilano.ca                

Gastronomia: aqui encontramos todo tipo de alimento e ingredientes. Tudo da melhor qualidade. Quando me dá na telha, eu planejo minha semana assim: na segunda um jantar toscano; na terça um almoço indiano, na quarta um lanche marroquino e assim por diante.

http://vacouver.ca/vancouver-info/178/granville-island-vancouver-bc-truly-remarkable-place/

Mercado da Granville Island: Tem tudo de bom para agradar os cozinheiros e os grandes chefs!   Fonte: http://vacouver.ca/vancouver-info                                                                                  

Transporte: Vancouver conta com mêtros, ônibus, ferry e acquabus para quem não quer atravessar a ponte para ir até o centro da cidade. Entre todos estes transportes, eu prefiro mesmo é a bicicleta: é facil se deslocar de bike por aqui, pois têm estradas reservadas para ciclistas.

Foto: bicicleta:   O numero de ciclistas em Vancouver é cada vez maior graças também ao acesso facil. Recentemente  a prefeitura cedeu uma parte da movimentada ponte Burrard para os ciclistas. Isto só aumenta a qualidade de vida na cidade.

O número de ciclistas em Vancouver é cada vez maior graças ao acesso fácil. Recentemente a prefeitura cedeu uma parte da movimentada ponte Burrard para os ciclistas.   Fonte: http://www.davidsuzuki.org                                                                          

http://www.insidevancouver.ca/2011/03/15/125-favourite-things-to-do-in-vancouver/

Acquabus: uma opção divertida de atravessar a cidade. Fonte: http://www.insidevancouver.ca

Lazer: o lazer em Vancouver esta intimamente ligado ao esporte e às atividades ao livre. As maiores diversões aqui são esquiar, andar na neve (snowshoeing) passear pelos parques, andar à beira do mar, fazer trilhas, viagens de caiaque, acampamento, enfim tudo que diz respeito a esportes a ao livre. Daí para quem gosta das baladas, tem as boates do  centro. Technomusic é o que a moçada curte por aqui.

Foto Grousehiking:   Subir a trilha da montanha Grouse é uma aventura divertida. No topo, um restaurante  bacana com uma vista majestuosa premia os amantes do esporte e da natureza.  Fonte: http://travel.aol.ca/2011/07/18/vancouvers-natural-stairmaster/

Subir a trilha da montanha Grouse é uma aventura divertida. No topo, um restaurante bacana com uma vista majestuosa premia os amantes do esporte e da natureza.  Fonte: http://travel.aol.ca

Diversidade cultural: Vancouver é definitivamente uma cidade cosmopolita. É só andar pelas ruas para ouvir uma infinidade de línguas. O lado bom disto é que a gente  pode aproveitar a variedade de restaurantes com seus pratos exóticos. O lado ruim é que é difícil fazer novas amizades.  No geral, cada macaco fica no seu galho, pois  ainda não há uma mistura significativa. Acredito que um dia Vancouver vai ser como o Brasil, uma mistura de raça e de cor.

http://scoutmagazine.ca/2011/08/04/seen-in-vancouver-309-diversity-waits-for-the-red-light-to-change-on-robson-street/

Vancouver é uma cidade cosmopolita. Um dia este mosaico cultural que ela representa hoje vai ser transformado numa imensa aquarela!    Fonte: http://scoutmagazine.ca                                                                                                                                           

Existem muitos motivos para amar Vancouver. Aqui tem tudo o que qualquer um precisa para viver bem. Eu só acrescentaria duas coisinhas: sol e samba. Mas fazer o que, não é? Nada é mesmo perfeito.

Anúncios

9 pensamentos em “Vancouver: bom demais pra se viver!

  1. Olá,Nancy Lima, meu nome é samuel e eu estou muuuuuuuuito na dúvida entre Toronto ou Vancouver, o que você me diz? qual das duas é melhor para estudos de graduação e etc? qual delas é mais comospolita?
    Obrigado!

    • Oi Samuel,

      So estive em Toronto de passagem. Mas acredito que as duas sao bem diferentes. É importante saber o que é mais importante pra você.

      Toronto é a Sao Paulo do Canada. É bem maior. Acredito que tem mais oportunidades pra estudar, trabalhar, etc. O custo de vida parece que é quase equivalente. As duas sao bem caras.

      Vancouver tem um clima mais ameno. Tem muita natureza e a possibilidade de fazer esportes ao ar livre o ano todo: esportes de inverno e trilhas, mountainbike, caiaque no verao etc.

      Vancouver é cosmopolita sim, mas as culturas predominantes sao as chinesa e indiana. Acho que Toronto deve ter mais variedade.

      Toronto tem voo direto para o Brasil, é perto de Montréal, que é super legal pra visitar, muitos eventos culturais, etc.

      Toronto é o business centro do Canada. Dependendo da sua area de interesse, talvez seja mais facil pra vc crescer.

      É uma questao de necessidades… e de preferência.

      Se quer natureza, muuuuita tranquilidade, clima mais ameno, yoga/meditaçao… escolha Vancouver

      Se quer cidade grande, mais agitaçao, mais urbanidade, mais oportunidades de trabalho em empresas maiores, escolha Toronto. Acho que vc deveria visitar as duas e escolher.

      Vancouver= Rio de Janeiro
      Toronto= Sao Paulo

      Boa sorte!

  2. Obrigado Nancy! Pretendo fazer medicina, e vou me certificar melhor qual das duas é melhor para essa área… você sabe? Se tudo der certo pretendo me formar em Toronto e depois me mudar para Vanouver

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s